O Apartamento Fernandes Tomás teve origem numa preexistência incomum, integrante da antiga e típica malha urbana portuense, alvo de um exercício de reabilitação urbana, que procurou explorar uma nova contemporaneidade espacial, proporcionando assim sensações fortes ao seu utilizador. Um edifício de volumetria longitudinal, com aberturas sobre a rua e sobre os logradouros contíguos, típicos da cidade…
Neste projecto procuramos criar um edifício com linhas e volumes assumidamente trabalhados e articulados…
Movimentos fluidos de linhas contínuas dão forma a uma segunda pele do edifício formada por platibandas e varandas ao longo dos diversos níveis, conferindo uma sensação de unidade a um edifício implantado num terreno em angulo, com localização privilegiada na cidade…
O edifício desenvolve-se numa atitude de inserção e simbiose num terreno caracterizado pela envolvente verde e onde a pendente é significativa, sendo dessa forma o piso do rés-do-chão parcialmente implantado abaixo do nível da rua na extremidade da Avenue du Dr. Vaillant. As fachadas desenhadas numa linguagem que procuram a inserção com a mata envolvente e a zona de entrada que tira proveito da inclinação do terreno, são os dois pontos fortes que singularizam o projeto.